Buscar
  • Eclean

SAIBA TUDO SOBRE LIMPEZA DE AR-CONDICIONADO

Atualizado: 12 de Set de 2019

Veja neste artigo como é realizada a limpeza de ar-condicionado profissional, a importância da higienização, como fazer a manutenção no dia a dia, as vantagens, os resultados, a periodicidade ideal, o preço e por que optar pela limpeza especializada.


Você é uma daquelas pessoas que conseguem manter o lar sempre limpo, com a rotina de cuidados em dia? Ou, na verdade, faz parte da turma que vai dando uma “ajeitadinha na casa” até chegar o dia da faxina?


Bom, independente do seu perfil, uma coisa é certa: a limpeza do ar-condicionado precisa estar na sua agenda. Isso porque, sem a higienização regular, o aparelho acumula fungos e bactérias que podem afetar a saúde da sua família, além de gastar mais energia e perder vida útil rapidamente.


E, com toda a certeza, você não quer ficar na mão naqueles dias de calorão, não é mesmo?


Mas, fique tranquilo! Hoje você vai aprender tudo sobre limpeza de ar-condicionado neste post. Entenda a importância da higienização, tanto a feita em casa quanto por uma empresa especializada, e como é realizada. Além disso, as vantagens e os benefícios, os resultados, a periodicidade ideal, o preço e por que optar pela limpeza profissional.


Limpeza de ar-condicionado: por que fazer


Em primeiro lugar, precisamos entender a importância da limpeza de ar-condicionado. Sem dúvida, o mais preocupante é que, ao deixar o aparelho sujo, há a proliferação de bactérias, ácaros e outros poluentes no ar. Tudo isso pode afetar a saúde, causando alergias e doenças respiratórias.

Em seguida, conheça todos os problemas gerados pela falta de higienização regular do equipamento:


Proliferação de micro-organismos no ar


Para você entender melhor, o ar-condicionado possui um filtro para deter as impurezas do ar. Desse modo, o ar volta puro e com mais qualidade ao ambiente. Porém, com o tempo, o aparelho vai acumulando esses resíduos.

Sem a limpeza frequente, ele vai perdendo a capacidade de filtração. Por outro lado, aumenta a circulação de micro-organismos como ácaros, fungos, bactérias e poeira, o que pode causar várias doenças.


Alergias e doenças respiratórias


Por exemplo, nós convivemos com muitos ácaros a nossa volta – eles são invisíveis a olho nu. Mas, quando em excesso, podem gerar uma crise alérgica. Neste caso, isso ocorre porque respiramos excrementos ou até os restos mortais deles. E é aí que começa a coceira, espirros e a produção de catarro. Além disso, podem desencadear asma em algumas pessoas.


Já as bactérias estão também presentes na poeira - na verdade, pode existir mais de 7 mil espécies diferentes no pó. Ainda não se sabe quais são todos os perigos para a saúde, mas muitas das alergias respiratórias, rinite e até sinusites crônicas são provocadas pela presença de bactérias no ambiente.


Outro elemento encontrado na poeira é o fungo. Você sabia que pode ter mais de 2 mil tipos na nossa casa? Por exemplo, eles são os responsáveis por gerar o mofo e o bolor. Como formam-se em locais escondidos (e o filtro do ar-condicionado é um ótimo esconderijo), muitas vezes só descobrimos o problema quando sentimos cheiros desagradáveis e/ou sofremos com alergias respiratórias.


Aumento do gasto de energia


Outro problemão causado pela falta de limpeza do ar-condicionado afeta diretamente o bolso: o aumento da conta de energia. Isso em razão de o aparelho precisar fazer mais esforço para filtrar e refrigerar o ar. Ou seja, fica sobrecarregado.


Diminuição da vida útil


Com toda a certeza, a higienização periódica aumenta a durabilidade do ar-condicionado. Dessa maneira, evita-se o acúmulo de micro-organismos e poeira que, além de afetar a saúde, danificam o equipamento ao causar ferrugem, corrosão e obstrução dos filtros e turbinas.


Limpeza de ar-condicionado profissional: como é feita


Agora sim: vamos entender como é realizada a limpeza de ar-condicionado completa. Basicamente, o processo consiste em eliminar os ácaros, fungos, bactérias, poeira e outros poluentes que estão presentes nos filtros e nas partes fixas e móveis do aparelho. Por isso, o ideal é contar com um serviço especializado.


Claro que você pode – e até deve – incluir a manutenção na sua rotina. Ou seja, limpar o aparelho por fora e o filtro regularmente (continue lendo este artigo para aprender como fazer isso).


Na verdade, a limpeza especializada é uma medida preventiva para manter o equipamento em bom estado, permitir que ele funcione em sua capacidade máxima e para aumentar a vida útil. Isso porque também cuida da serpentina (sistema de mangueiras), tubulação, trocadores de calor, filtros etc.


Agora, veja o passo a passo de como é realizada a limpeza de ar-condicionado profissional em aparelhos Split:


  1. O técnico verifica o funcionamento do aparelho;

  2. Em seguida, retira-o da tomada;

  3. Depois, remove a tampa e os filtros;

  4. Prepara o local para não sujar o ambiente;

  5. Instala um coletor nas saídas de resíduo e de água;

  6. Logo depois, umedece a serpentina e aplica o produto específico de limpeza dentro do aparelho;

  7. Em seguida, faz o enxágue com pouquíssima água;

  8. Aplica outro produto, agora bactericida, e faz um novo enxágue;

  9. Reinstala as peças retiradas do equipamento;

  10. Por fim, aplica outro produto para limpeza da parte externa.


Limpeza de ar-condicionado profissional: como realizar a manutenção em casa


Para garantir que a limpeza profissional dure por mais tempo, é importante realizar a manutenção em casa, de forma correta. Para isso, siga as instruções indicadas no manual do aparelho.


Mas, geralmente, os procedimentos de limpeza mais simples são praticamente os mesmos em todos os modelos. Portando, vamos ensinar logo abaixo como você pode fazer na sua casa.


Limpe a área externa toda semana


Faça isso para remover o acúmulo de sujeira e de pó no aparelho. De fato, apenas água e detergente neutro já resolvem o problema. Mas, atenção: em hipótese alguma aplique produtos químicos, pois podem manchar a superfície.


Em seguida, misture as duas substâncias, umedeça o pano e passe delicadamente no ar-condicionado – exceto no painel frontal, que deve ser limpo apenas com um pano seco. Porém, se estiver muito sujo, está liberado o uso de água morna.

Para finalizar, é só enxugar com um pano que não solte pelos ou risque o equipamento.


Limpe o filtro a cada dois meses


Essa regra vale, inclusive, nas estações em que não somos acostumados a ligar muito o ar-condicionado, como outono e inverno. Isso porque, mesmo no frio, a poeira e os micro-organismos não dão trégua.


É claro que, se não estiver gelando como de costume, o problema pode estar no filtro. Desse modo, não precisa esperar completar os dois meses da última limpeza para cuidar disso, ok?


Porém, fique atento às orientações do fornecedor sobre a periodicidade de troca do item – normalmente, a cada seis meses você precisa investir em um novo.


Agora, vamos falar sobre os tipos existentes no mercado. Nos modelos de janela, o filtro pode ser feito à base de aço, nylon ou alumínio. Já no tipo Split, de Hepa ou carvão ativo. Mas, atenção: se o seu for de carvão ativo, não é possível lavá-lo. Neste caso, terá que substitui-lo.


Em seguida, veja o passo a passo de como limpar o filtro do ar-condicionado.

  1. Em primeiro lugar, retire da tomada;

  2. Depois, abra o painel frontal. Para isso, consulte o manual técnico. Contudo, nos modelos Split, é só apertar os botões laterais;

  3. Logo após, levante a trava e retire o filtro com cuidado;

  4. Lave-o delicadamente apenas com água corrente, jogando-a no sentido contrário ao da entrada de ar;

  5. Aproveite também para limpar o pré-filtro da mesma forma;

  6. Em seguida, seque-o com um pano seco ou naturalmente;

  7. Por fim, reinstale o pré-filtro e o filtro e feche o painel.

  8. Atenção: não ligue o aparelho sem os filtros em hipótese alguma!


Limpeza de ar-condicionado: vantagens


Saúde


Com toda a certeza, livrar-se dos fungos, ácaros, bactérias e da poeira que acumulam no equipamento é fundamental para evitar problemas de saúde na sua família, como alergias, asma e outras doenças respiratórias.


Durabilidade


Você sabia que a durabilidade do ar-condicionado é de 15 a 20 anos? Sem dúvida, o seu aparelho ficará conservado por muito mais tempo com a higienização profunda realizada corretamente e na periodicidade certa. Dessa maneira, você garante que a sujeira, poeira, odores e micro-organismos não se acumularão cada vez mais.


Economia


De fato, a limpeza frequente mantém o ar-condicionado funcionando a todo o vapor, com qualidade e sem sobrecarga. Dessa forma, adeus aumento da conta de energia, gastos com tratamentos para doenças respiratórias e a troca precoce do equipamento.


Beleza


É claro que a limpeza do ar-condicionado o torna mais bonito, contribuindo assim para uma decoração bonita e confortável da sua sala.


Limpeza completa


Inegavelmente, apenas a higienização profissional retira todas as sujeiras, poeira, micro-organismos e odores que estavam impregnados no seu aparelho. E que, infelizmente, só a limpeza do dia a dia não consegue dar conta.


Limpeza de ar-condicionado: resultados


Com toda a certeza, os resultados da limpeza profunda do ar-condicionado valem muito a pena! Em seguida, veja os “antes e depois” de alguns modelos:



Limpeza de ar-condicionado profissional: periodicidade


De fato, o ideal é fazer a higienização do ar-condicionado com uma empresa especializada ao menos uma vez por ano. Isso, claro, se você manter em dia a rotina de cuidados com o aparelho, como a limpeza externa – toda semana – e a dos filtros – a cada dois meses.


Mas, como já vimos, apenas essa limpeza não consegue retirar a sujeira profunda. Por isso a importância de contar com um serviço profissional para fazer esse trabalho regularmente.


Limpeza de ar-condicionado: preço


De fato, o custo da limpeza de ar-condicionado muda de empresa para empresa e de modelo do aparelho. Isso porque, principalmente, há diversos produtos e diferentes equipamentos utilizados por cada uma.


Portanto, faça um levantamento na sua região e compare os preços e resultados. Mas, já podemos adiantar que o custo-benefício vale a pena.


Limpeza de ar-condicionado: por que optar por uma empresa especializada


Como vimos, realmente vale a pena investir em uma limpeza de ar-condicionado profissional, feito por uma empresa especializada. Além de todo o trabalho e tempo investido, higienizar o aparelho em casa não garante a limpeza profunda que apenas os especialistas conseguem fazer.


Além disso, com as soluções de última geração, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, você tem a comodidade e praticidade de contar com o serviço direto na sua casa.


Limpeza de ar-condicionado: Eclean - Limpeza e higienização


A Eclean é especializada na comercialização e prestação de serviços de limpeza e higienização de ar-condicionado, além de outros produtos.


A empresa oferece um serviço diferenciado. Primeiramente, faz a limpeza com foco na remoção das partículas de poeira. Em seguida, realiza a higienização em que elimina ácaros, fungos e bactérias.


Tudo isso com produtos exclusivos, altamente seguros para sua família, e de acordo com o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), conforme legislação vigente e da portaria 3.523 do Ministério da Saúde.


Todo o processo é realizado tanto na parte interna quanto na externa, deixando o aparelho completamente limpo. Além disso, o técnico, altamente qualificado, realiza o serviço direto na casa do cliente, com dia e horário agendados.


Em seguida, veja como é feito o serviço de limpeza de ar-condicionado pela Eclean.



Conclusão


Agora, você sabe absolutamente tudo sobre limpeza de ar-condicionado após ler este artigo! De fato, é fundamental manter o aparelho limpo para não acumular poeira, ácaros, fungos e bactérias. Assim, você previne toda a sua família de alergias e doenças respiratórias causadas por esses micro-organismos.


Além disso, o cuidado certo prolonga a durabilidade do aparelho e o seu bom funcionamento. Desse modo, evita-se custos extras com o equipamento, como a troca precoce e o aumento da conta de energia.


Para isso, é só fazer a higienização completa com uma equipe especializada uma vez ao ano. E, em seguida, realizar a manutenção no dia a dia, com a limpeza da superfície toda semana e a do filtro a cada dois meses.


Limpeza do ar-condicionado é um assunto que interessa você? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão.

0 visualização

Rua Anita Stela, 318 - São Carlos

Rua Gonçalves Dias, 2367 - Araraquara

Tel:  (16) 98130-1510

whatsapp-1.png