Buscar
  • Eclean

Higienização automotiva: entenda por que você deve fazer

Atualizado: 12 de Set de 2019

Saiba tudo sobre higienização automotiva: por que fazer, como é feita, as vantagens, os resultados, a periodicidade, o preço e por que optar pela limpeza profissional.



Em primeiro lugar, queremos saber: com qual das alternativas abaixo você mais se identifica?


  1. Cuido bastante do meu carro. Ele sempre está impecável.

  2. Gosto do meu carro limpo. Por isso, mantenho uma rotina de cuidados com ele.

  3. Só lavo o meu carro quando está muito sujo – praticamente, quando não consigo mais ver direito pelo vidro.


Independente do seu perfil, você precisa fazer a higienização automotiva periódica sim! Inclusive, até quem escolheu a resposta A e, principalmente, os que optaram pela C.

Isso porque os estofados, ar-condicionado, equipamentos e o motor, dentre outros, vão acumulando poeira, ácaros, fungos e bactérias com o tempo.


Além de afetar a saúde, por causar alergias e doenças respiratórias, o veículo pode sofrer com manchas e problemas nos acessórios. Ou seja, perde valor de revenda.


Por isso, hoje explicaremos tudo neste post sobre higienização automotiva. Entenda como é realizada, as vantagens, os resultados, a frequência ideal, o preço e por que optar pela lavagem profissional.


Higienização automotiva: por que fazer


Antes, é necessário compreender a importância da higienização automotiva. Sem dúvida, a principal é o acúmulo e proliferação de diversos micro-organismos que prejudicam a saúde. Mas, há outros problemas gerados pela falta de limpeza regular do veículo. Em seguida, conheça cada um deles:


Alergias e doenças respiratórias


A poeira contém inúmeros micro-organismos que podem causar alergias e doenças respiratórias em toda a sua família. Mesmo se você mantém uma rotina de cuidados com o automóvel, esses agentes impregnam nos estofados, carpetes e no ar-condicionado. Por isso, apenas a limpeza superficial não consegue fazer a remoção total.


Por exemplo, os ácaros. Quando em excesso, podem provocar crise alérgica e até asma em algumas pessoas. Já em relação às bactérias, ainda não se sabe quais são todos os perigos para a saúde. Contudo, muitas das alergias respiratórias, rinite e até sinusites crônicas são provocadas pela presença delas no ambiente. Aliás, pode existir mais de 7 mil espécies diferentes em um único lugar!


Outro elemento encontrado na poeira é o fungo. Só no nosso carro, podemos ter mais de 2 mil tipos diferentes! Eles formam-se em locais escondidos – como dentro dos bancos e do ar-condicionado. Com isso, muitas vezes só descobrimos o problema quando sentimos cheiros desagradáveis ou sofremos com alergias respiratórias.


Manchas no estofado


De fato, o acúmulo de sujeira pode gerar manchas nos bancos, carpetes e teto do seu carro. Inclusive, os fungos são responsáveis por causar mofo e bolor. E, muitas vezes só o percebemos quando surgem manchas escuras ou o banco começa a se deformar.


Além da questão saúde, o veículo perde a beleza, cai o valor de revenda e você terá que gastar mais para trocar todo o estofado.


Com toda a certeza, o custo/benefício da lavagem profunda é muito maior.


Problemas no motor


As impurezas, detritos e pó que se concentram no motor ao longo do tempo afetam o funcionamento mecânico e elétrico do automóvel. Por exemplo, o excesso de poeira pode fechar o radiador e dificultar o sistema de refrigeração. Tudo isso talvez provoque uma pane no sistema e teu carro te deixe na mão.


Problemas na lataria


De fato, a sujeira impregnada na lataria do carro pode trazer sérias consequências para a conservação estética e, até mesmo, estragar algumas peças. Por exemplo, o barro e a areia produzem pequenos arranhados que tiram o brilho da carroceria aos poucos. Outro problema são as fezes de pássaros. Por serem ácidas, danificam o verniz e a tinta, gerando imperfeições e manchas de difícil reparo.


Além disso, o barro e a areia também provocam danos no vidro. Isso porque surgem pequenas ranhuras ao passar a borracha do limpador de para-brisa cheia de sujeira.

Por fim, até as rodas sofrem pela falta de limpeza. Principalmente, quando cachorros fazem xixi nela – a acidez da urina origina manchas na pintura e afetam a estrutura das porcas e parafusos.


Durabilidade


Por último, realizar a higienização automotiva regularmente influencia diretamente no aumento de vida útil do veículo. Pois mantém os estofados, carpetes, tetos, painel e o motor em bom estado, tanto de funcionamento quanto de beleza.


Higienização automotiva: como é feita


De fato, você pode – e deve – cuidar da limpeza do seu carro no dia a dia. Contudo, só a higienização automotiva profissional garante um ambiente totalmente livre de poeira e micro-organismos. Por exemplo, o especialista retira todas as peças móveis do interior do carro, como bancos, carpetes e estepe para abrir espaço para a limpeza.


Além disso, utiliza produtos específicos e tem todo o cuidado para não danificar nenhum componente do automóvel durante o processo.


Viu toda a responsabilidade envolvida na lavagem profunda do veículo? Agora, entenda como ela é feita.


Revestimento interno


Após retirar todos os elementos móveis, o profissional fará a limpeza de todo o revestimento interno – teto, porta malas e a parte que fica embaixo dos bancos e carpetes.


Geralmente, usa-se aspirador ou uma vassoura levemente úmida para retirar o pó primeiro. Depois disso, podem-se usar equipamentos de limpeza a seco com produtos específicos de higienização.


Bancos de tecidos e de couro


Aqui vai depender do tipo de estofado do seu veículo: tecido ou couro. No caso do tecido, a limpeza é feita a seco. Isso porque essa técnica é uma das poucas que garantem a higienização total, pois promove uma lavagem profunda, tirando completamente manchas, odores, mofo e micro-organismos.


Para quem ainda não conhece, esse procedimento usa quantidades pequenas de água (o que facilita a posterior secagem) misturada com produtos específicos de lavagem de estofados.


Em seguida, veja como é feito:

  • Primeiro, aplica-se o produto;

  • Logo após, realiza-se a escovação do tecido;

  • Depois disso, o técnico passa o aspirador para retirar o produto e a sujeira;

  • Para finalizar, usa novamente o aspirador para extração e enxágue do produto e da sujeira.

Já os bancos de couro são mais simples. Após limpar com um pano úmido, aplica-se um produto hidrante para evitar rachaduras.



Ar-condicionado


O sistema de refrigeração do carro é higienizado com um aerosol específico. Com o carro ligado e os vidros fechados, é aplicado o produto na grade do ar-condicionado. Mas, atenção: ele precisa estar funcionando e com a opção de recirculação desligada.


Painel


Normalmente, a última parte da higienização automotiva no carro é o painel. Isso inclui o volante, câmbio, porta-luvas, rádio, pedais e saídas de ar, por exemplo. Neste caso, o profissional usa um pano úmido com água para retirar a poeira. Em seguida, utiliza os produtos especiais de acordo com o material de fabricação de cada componente para dar aquele brilho duradouro.


Motor


De fato, a higienização do motor é extremamente delicada. Por isso, é fundamental contar com especialistas na área. Geralmente, há duas técnicas bastante usadas: lavagem com vapor de água e limpeza a seco.


Na primeira, o vapor de água a temperaturas elevadas retira sujeiras pesadas. Isso sem a utilização de produtos ou de força. Dessa forma, gaste-se bem menos água, o resultado é melhor, o tempo de limpeza é menor e o risco é baixo de lesar os componentes elétricos.


Por outro lado, a limpeza a seco economiza muito mais água. Com produtos adequados, o motor é limpo com o auxílio de pincéis e panos. Desse modo, ocorre a desoxidação dos componentes eletrônicos e a renovação das mangueiras e elementos plásticos.


Lavagem externa


Assim como no motor, a lavagem externa também pode ser feita por vapor de água, a seco ou com a tradicional dupla “água e sabão”. Por exemplo, a vantagem da limpeza a seco é a criação de uma película protetora que dificulta a aderência da sujeira.


Outro modo é a lavagem com água e snow foam, que é feita com uma quantidade mínima de água e uma espuma de pré-lavagem (snow foam).


Para finalizar, são utilizados produtos que dão mais brilho à carroceria e às calotas, como ceras.


Higienização automotiva: vantagens


Sem dúvida, ficar livre da sujeira, poeira, ácaros, fungos e bactérias é a principal vantagem da higienização automotiva. Porém, tem muito mais! Logo abaixo, confira mais benefícios da lavagem profunda e pesada do seu carro:


Saúde


De fato, dar adeus aos micro-organismos que acumulam nos estofados, carpetes e ar-condicionado é fundamental para evitar problemas de saúde na sua família, como alergia, conjuntivite, asma e outras doenças respiratórias.


Conservação


Com toda a certeza, o seu veículo ficará conservado por muito mais tempo com a higienização profunda feita com periodicidade. Isso porque você se livra da sujeira, poeira, manchas, odores, fungos, bactérias e ácaros por mais tempo e ainda previne o encardimento do estofado.


Bem-estar


Inegavelmente, um carro limpinho, bonito e cheiroso tem o poder de melhorar a nossa qualidade de vida.


Comodidade


O trabalho é feito por uma equipe especializada, gerando segurança, praticidade e comodidade para você. Inclusive, pode ser feito direto na sua casa.


Limpeza completa


Apenas a higienização automotiva profissional faz com que o seu carro se livre de vez de sujeiras, manchas e odores que estavam impregnados no estofado, no carpete, ar-condicionado e motor. E que, como sabemos, a limpeza do dia a dia não consegue remover.


Economia


De fato, a limpeza profunda periódica manterá o seu carro em ordem e conservado. Dessa forma, adeus gastos com trocas de peças e estofado extra. Além disso, bem-vindo aumento do valor de revenda.


Higienização automotiva: resultados


Você viu como o custo-benefício da higienização automotiva é ótimo? Mas, se você ainda tem dúvidas, confira os “antes e depois” que selecionamos abaixo:

Fotos


Higienização automotiva: periodicidade


Os especialistas recomendam que a higienização automotiva completa deva ser feita a cada 6 meses, no mínimo. Contudo, se você utiliza muito o carro, principalmente como meio de trabalho e transporte frequente de pessoas, o indicado é a cada 4 meses.


Essa última periodicidade também vale se costuma ter crianças que se alimentam e derrubam comida dentro do automóvel ou animais de estimação, que podem trazer sujeira e germes.


Já a lavagem exterior deve ser realizada de 2 a 4 semanas, também dependendo da frequência de utilização.


Higienização automotiva: preço


De fato, o custo da higienização automotiva muda de empresa para empresa, do tipo de veículo, de técnicas utilizadas e de produtos. Além disso, leva-se em conta se o cliente desejará o serviço completo ou apenas a parte interna, por exemplo.


Entretanto, a média de preço parte de R$ 100, podendo chegar a R$ 500 ou mais, dependendo do porte do automóvel e do pacote contratado.


Portanto, faça um levantamento na sua região e compare os preços e resultados. Sem dúvida, o custo-benefício vale a pena.


Higienização automotiva: por que optar por uma empresa especializada


Com toda a certeza, o seu carro precisa de uma limpeza profunda regular que apenas as empresas especializadas conseguem oferecer. Pois só assim para remover toda a sujeira, poeira e micro-organismos impregnados nos estofados, carpetes, ar-condicionado, painel e motor.


Além disso, com as soluções de última geração, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, você tem a comodidade e praticidade de contar com um serviço seguro e responsável direto na sua casa, inclusive.


Higienização automotiva: Eclean - Limpeza e higienização


A empresa Eclean é especializada na comercialização e prestação de serviços de limpeza e higienização automotiva.


A empresa realiza uma completa e segura higienização dos bancos, carpetes, painel, teto, porta-malas e do ar-condicionado de todos os tipos de automóveis, com uma tecnologia de lavagem rápida e prática que permite tirar sujeiras difíceis, manchas e odores.


Além disso, a limpeza da Eclean tem ação bactericida, fungicida e antiácaros. Mais do que isso, realiza uma lavagem profunda e desodorização do carro, deixando-o perfumado e com aspecto renovado.


Todos os produtos são biodegradáveis, atendem as normas ambientais e as exigências feitas pela Anvisa, garantindo assim toda a segurança do cliente e sua família.


Conclusão


Agora, você sabe tudo sobre higienização automotiva!


Sem dúvida, é fundamental a limpeza profunda do carro para livrar a sua família de problemas relacionados à saúde, como alergias e doenças respiratórias. Além disso, a lavagem profissional garante bem-estar, maior durabilidade e mais economia pro bolso. De fato, são inúmeras as vantagens!


Por fim, você viu que o custo-benefício da higienização especializada vale muito a pena. Se você mora em São Carlos, Araraquara, a Eclean garante a melhor limpeza do seu automóvel em toda a cidade e região.


Quer ficar por dentro das principais novidades da área de higienização automotiva? Então, acompanhe o blog da Eclean.


Inscreva-se !


0 visualização

Rua Anita Stela, 318 - São Carlos

Rua Gonçalves Dias, 2367 - Araraquara

Tel:  (16) 98130-1510

whatsapp-1.png