Buscar
  • Eclean

LIMPEZA DE SOFÁ: GUIA COMPLETO!

Atualizado: Jan 14

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre limpeza de sofá a seco. Como é realizada, as vantagens e os benefícios, periodicidade ideal, preço e por que optar por esse tipo de lavagem. Uma coisa é certa: o seu sofá nunca mais será o mesmo !


​Assim como adotamos uma rotina de cuidados com a casa, desde hábitos diários para mantê-la em ordem até a faxina completa, também precisamos dar aquela atenção especial para um dos móveis mais importantes do lar: o sofá. Afinal, é nele que reunimos a família para passarmos momentos descontraídos e relaxantes juntos.


Portanto, é essencial mantê-lo limpo, livre de ácaros, bactérias e fungos. Para isso, existem diversas maneiras de higienizar o sofá. E tudo depende do estado atual do móvel. Está com boa aparência e só precisa de uma limpeza simples? Está em uso há anos e nunca passou por uma higienização completa? Ou está tão sujo que precisa de uma lavagem profunda?


Limpeza de sofá: por que fazer

Antes de tudo, entenda o porquê você deve manter a higienização do seu sofá em dia. Como falamos, o móvel é um ótimo local para proliferação de fungos, ácaros e bactérias, além do acúmulo de poeira. E tudo isso pode provocar problemas de saúde na família, como alergias e doenças respiratórias.

Com toda a certeza, esse é o principal motivo.

Ácaro

Por exemplo, o ácaro pertence à família dos aracnídeos. Eles são invisíveis a olho nu – medem aproximadamente apenas 0,5 milímetro – e vivem nas fibras de sofás, colchões, tapetes etc. Para você ter uma ideia, um metro quadrado de tapete pode conter até 100 mil ácaros!


O problema é que eles podem causar uma crise alérgica. Como convivemos com muitos a nossa volta, acabamos por respirar excrementos ou até os restos mortais deles. É aí que começa a coceira, espirros e a produção de catarro. Além disso, pode desencadear também asma em algumas pessoas.


Bactérias

Você sabia que a poeira pode conter mais de 7 mil bactérias diferentes? Ainda não se sabe quais são todos os perigos para a saúde, mas grande parte das alergias respiratórias, rinite e até sinusites crônicas são provocadas pela presença de bactérias nos estofados.


Fungos


Na verdade, os fungos também estão presentes na poeira e podemos ter mais de 2 mil tipos na nossa casa. Eles são os responsáveis por gerar o mofo e o bolor.


Os fungos formam-se em locais escondidos. Com isso, muitas vezes só descobrimos o problema quando sentimos cheiros desagradáveis, sofremos com alergias respiratórias, surgem manchas escuras no sofá e/ou até percebemos que o móvel está se deformando.


Decoração

Depois disso, também precisamos levar em consideração o visual da sala. De fato, um sofá sujo ou maltratado acaba com qualquer decoração e beleza do ambiente. Mais do que isso, pode afetar o tempo junto aos entes queridos e amigos, pois ninguém gosta de ficar em um local feio e sujo.

Durabilidade

Por último, fazer a lavagem periodicamente influencia diretamente no aumento de vida útil do móvel. Por exemplo, assim você evita a necessidade de uma higienização mais rigorosa, devido a manchas permanentes, que podem danificar o tecido. Ou seja, mais economia para o bolso.


Limpeza de sofá a seco: como é feita

Sem dúvida, a limpeza de sofá a seco é uma das poucas técnicas que garantem a higienização total do móvel. Isso porque realiza uma lavagem profunda, tirando completamente manchas, odores, mofo e micro-organismos (fungos, ácaros e bactérias).


Mas, afinal, como é feita essa limpeza? Apesar de se chamar “a seco”, a técnica usa quantidades pequenas de água (o que facilita a posterior secagem) misturada com produtos específicos de lavagem de estofados.


A escolha do produto depende do tipo de material que reveste o seu estofado: couro, courino, algodão, camurça, veludo, linho, veludo, dentre outros. Portanto, é importante averiguar a etiqueta com os símbolos de instrução, encontrados na parte inferior do móvel:

  • Símbolo P: a limpeza só pode ser feita a seco. Por exemplo, com pano seco;

  • Símbolo W: a lavagem é a úmido. Então, pode-se usar água, vinagre, detergente e outros líquidos específicos;

  • Símbolo F: a lavagem só pode ser a seco por profissional. Neste caso, é indicado contratar uma empresa especializada.

Depois disso, um especialista realiza um teste com o produto escolhido em uma pequena parte do sofá (não visível) para descartar o risco de manchas. Em seguida, o espalha com um borrifador pelo móvel e esfrega levemente.Para finalizar, passa um aspirador que faz a secagem a vácuo.


Após isso, o indicado é esperar 12 horas para usar o móvel novamente. Veja abaixo um exemplo de como é realizado o processo de limpeza:



Pronto! O seu sofá está totalmente limpo e bonito!

Limpeza de sofá a seco: vantagens

Com toda a certeza, uma das principais vantagens da limpeza de sofá a seco é utilizar o mínimo de água. Assim sendo, não danifica o tecido, principalmente os que possuem fibras naturais. 


Além disso, o processo é rápido, não deixa resíduos e é realizado na própria casa do cliente. O resultado também é imediato, tornando o estofado mais limpo e bonito. 

Logo abaixo, confira mais benefícios da lavagem profunda e pesada do seu móvel: 


Saúde


Inegavelmente, livrar-se dos fungos, ácaros e bactérias que acumulam nos estofados é importante para evitar problemas de saúde na sua família, como alergia, conjuntivite, asma e outras doenças respiratórias. 


Conservação


Sem dúvida, o seu sofá ficará conservado por muito mais tempo com a higienização profunda realizada regularmente. Isso porque você se livra da sujeira, poeira, manchas, odores e micro-organismos por mais tempo. 

Beleza


É claro que a lavagem do sofá o torna mais bonito, contribuindo bastante para uma decoração bonita e confortável da sua sala. 


Comodidade


O trabalho é feito direto na casa do cliente, gerando conforto, praticidade e comodidade. 


Sustentabilidade


Muitas empresas trabalham apenas com produtos biodegradáveis. Isto é, que são atóxicos, não poluem o meio ambiente e são eliminados pelas bactérias. Outro detalhe importante é que, com o aumento da durabilidade do estofado, não é necessário trocá-lo rapidamente. Assim sendo, evita-se o descarte inadequado de móveis usados na natureza. 


Limpeza completa


Apenas a limpeza a seco faz com que o seu sofá se livre de vez de sujeiras, manchas e odores que estavam impregnados no estofado e que a limpeza do dia a dia não consegue retirar. Isso inclui desde resíduos de alimentos, corporais e de animais até sujeira de obra. 

Limpeza de sofá a seco: resultados

Com toda a certeza, os resultados da lavagem profunda e pesada de estofados valem muito a pena! Em seguida, veja os “antes e depois” de alguns modelos:


Sofá - antes da limpeza Sofá - depois da limpeza


Sofá - antes da limpeza Sofá - depois da limpeza


Limpeza de sofá a seco: procedimentos de segurança 

De fato, os produtos utilizados na higienização dos estofados a seco são de propriedade química. Por isso, as empresas profissionais adotam procedimentos na compra e na aplicação do produto que garantem a segurança do profissional, do cliente e sua família. 


Por exemplo, todas as substâncias e equipamentos utilizados na aplicação devem ser aprovados pela Anvisa. 

Os produtos também são livres de toxinas e sem risco de contaminação de pessoas, animais de estimação e plantas, e não são inflamáveis. Inclusive, são biodegradáveis, como falamos acima. 


De fato, não oferece perigo ao cliente e sua família. 


Limpeza de sofá a seco: periodicidade


O ideal é realizar a limpeza de sofá a seco ao menos duas vezes por ano. Pode parecer muito, mas a quantidade de sujeira acumulada no móvel realmente é impressionante. Isso sem falar na proliferação rápida de ácaros, fungos e bactérias. 


Mesmo fazendo a manutenção rotineira nesse período, a higienização do dia a dia não consegue retirar a sujeira profunda. Por isso a importância de contar com uma empresa especializada para fazer esse trabalho regularmente. 


Limpeza de sofá a seco: preço

De fato, o custo de uma limpeza de sofá a seco muda de empresa para empresa. Isso porque, principalmente, há diversos produtos e diferentes equipamentos utilizados por cada uma. 


Na verdade, ainda há mais fatores que influenciam no valor final, como: 

  • Tamanho;

  • Formato;

  • Almofadas do assento e do encosto soltas ou presas;

  • Material do sofá (tecido ou couro, por exemplo). 

Mas, com toda a certeza, o custo-benefício vale a pena. 

Limpeza de sofá a seco: impermeabilização

Para manter o estofado limpo por mais tempo, uma das opções mais utilizadas é a impermeabilização do móvel. E como funciona? O procedimento cria uma espécie de película impermeável que forma uma barreira entre a fibra do tecido e a sua superfície. 


Dessa forma, sujeiras e líquidos não conseguem entrar no sofá, ficando apenas na superfície. Isso significa adeus manchas e proliferação de micro-organismos, dentre outros benefícios. 


Mas, atenção: a exceção para essa técnica é o couro. Por ser um tecido vivo que precisa de hidratação, a aplicação pode deteriorar o móvel.


Em seguida, conheça as principais vantagens da impermeabilização:

  • Móvel mais limpo;

  • Limpeza do dia a dia mais fácil;

  • Evita manchas;

  • Sem ácaros, fungos e bactérias;

  • Restauração da beleza;

  • Proteção contra o sol. 

Limpeza de sofá a seco: por que optar por uma empresa especializada 

Como vimos, realmente vale a pena investir em uma limpeza de sofá profissional, feito por uma empresa especializada. Além de todo o trabalho e tempo investido, higienizar o estofado em casa por gerar manchas, danos no tecido e até umidade que facilita a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. 


Por fim, você gastará muito mais do que já contratar especialistas no assunto! Com as soluções de última geração, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, você tem a comodidade e praticidade de contar com o serviço direto na sua casa.  


Limpeza de sofá a seco:

Em São Carlos (SP), a empresa Eclean é especializada no desenvolvimento, fabricação, comercialização e prestação de serviços de limpeza e higienização de sofás, carpetes, tapetes, estofados,  poltronas, cortinas, travesseiros etc. 

A limpeza de sofá a seco da Eclean tem ação bactericida, fungicida e antiácaros, além de realizar uma higienização profunda e desodorização do móvel, deixando-o  perfumado e com aspecto renovado.

A Eclean usa equipamentos e produtos de última geração que eliminam sujeiras visíveis e invisíveis, limpando, restaurando e revitalizando o móvel, acabando com o aspecto de mal conservado. 

Todos  os produtos são biodegradáveis, atendem as normas ambientais e as exigências feitas pela Anvisa, garantindo assim toda a segurança do cliente e sua família. 

Conclusão

Agora, você sabe tudo sobre limpeza de sofá a seco! De fato, é inegável a importância desse tipo de lavagem para livrar a sua família de problemas relacionados à saúde devido a proliferação de ácaros, bactérias, fungos e de poeira.


Além disso, não há decoração que dure com um móvel sujo e feio, não é mesmo? Na verdade, a higienização garante também maior durabilidade do seu estofado. 

Sem dúvida, são inúmeras as vantagens dessa técnica. Neste post, você viu como funciona, os procedimentos de segurança, a periodicidade ideal, o preço e os resultados. 

Por fim, você sabe porque deve contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço direto na comodidade do seu lar. Se você estiver em São Carlos (SP), Araraquara (SP) a Eclean garante a melhor limpeza de sofá a seco da cidade e região. 

Como falamos no início desse post, uma coisa é certa: o seu sofá nunca mais será o mesmo. 


Quer saber tudo sobre limpeza a seco? Então, acompanhe o blog da Eclean e receba todas as novidades em primeira mão. 


0 visualização

Rua Anita Stela, 318 - São Carlos

Rua Gonçalves Dias, 2367 - Araraquara

Tel:  (16) 98130-1510

whatsapp-1.png